sexta-feira, 25 de junho de 2010



QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?



Sou um ser humano como todos que vivem em um mundo em constantes mudanças, onde informações são rapidamente espalhadas pela internet, onde pessoas adquirem conhecimentos a cada momento de uma forma rápida e diversificada, em um mundo em que exige que as pessoas aprendam de uma outra maneira.
As tecnologias da informação estão criando novas formas de conhecimento, e eu como aprendiz estou apenas começando a contemplar, assim é necessário novas formas de alfabetização, que a escola e eu como professor não posso ignorá-las.
A Escola nesse mundo tecnológico não é a mais a primeira e nem a principal fonte de conhecimento para os alunos, assim eu como professor tenho necessidade de formar e dotar meus alunos com capacidades de aprendizagem, de forma que esse conhecimento seja utilizado de forma positiva em sua vida, ajudá-los a transformar essas informações em conhecimentos verdadeiros.
Nessa sociedade informatizada cabe a educação ajudar construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular a partir de tantas informações, múltiplas interpretações, informações, diversidade de perspectivas.
Assim, como professor preciso mudar as formas de ensinar pois hoje encontro um novo perfil de aluno, não posso ficar estagnado numa sociedade que muda a todo instante, onde informações chegam a todo momento, desse modo temos que formar o conhecimento e não apenas transmitir.
Pensar que o aluno fora da sala de aula tem acesso a esse mundo informatizado, como posso querer continuar ministrando os conteúdos com metodologias tradicionais, tenho que urgentemente me adaptar a esse mundo virtual que me oferece diversas ferramentas para aplicar e trabalhar os conteúdos em sala de aula de forma tão dinâmica que darão melhoria a qualidade das aulas e do ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário