quinta-feira, 1 de julho de 2010
Plano de Aula
PLANO DE AULA
MODALIDADE/ NÍVEL DE ENSINO: Educação Infantil
COMPONENTE CURRICULAR: Linguagem Oral e Escrita, Movimento
Interpretando a música “O Peixinho vai nadando”
O que o aluno poderá aprender com essa aula
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
§ Conhecer a estrutura de um texto – música;
§ Desenvolver a linguagem oral e escrita;
§ Conhecer a estrutura do texto (começo, meio e fim);
§ Desenvolver o lúdico com o cognitivo, desenvolvendo atividades manuais, fazendo da aprendizagem algo agradável e construtivo;
§ Articulação de movimentos para imitar o peixe.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Atividade 1: O PEIXINHO VAI NADANDO
1º Momento: O professor deverá distribuir a letra da música e cantar com as crianças “o peixinho vai nadando”, depois deverá questioná-las sobre os movimentos do peixe para se locomover, e finalmente solicitar que dramatizem a letra da música.
Recurso Didático: Letra da Música:
O Peixinho vai nadando (A canoa Virou)
O peixinho vai nadando
Vai nadando de mansinho
Vai subindo da uma volta
Continua seu caminho
Deus fez os peixinhos para os rios e o mar,
Quando brincam n'agua até o fundo vão nadar
Veja como brincam sempre alegre eles estão
Um é pequenino e outro é grandão
Um é bem magrinho outro é gorduchão
Quando brincam n'agua até o fundo vão nadar
A música pode ser encontrada no site:http://www.santos.sp.gov.br/educacao/senute/projetos/mar.htm
Atividade 2: Construindo uma história a partir da música
1º Momento: Confeccionar com os alunos dobraduras de peixinhos
2º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças construam uma história a partir da música, questionando-as: Qual o nome que poderemos colocar no peixinho? Ele tem mãe? Tem pai? Onde ele vive? O que o peixinho gostava de fazer? O que ele come? Nesse momento o professor deverá:
• Incentivar e coordenar as falas das crianças;
• Escrever o que as crianças falam;
• Registrar o texto num mural.
SUGESTÃO: Sugerimos começar a história “Era uma Vez...” e terminar “E viveram felizes para sempre”.
Recurso Didático: História da Peixinha Dorotéia
Atividade 3 – Faz-de-conta que somos peixes
1º Momento: O professor deverá explicar que as crianças vão fazer de conta que são peixes, incentivando-as a pensarem e/ou fazerem movimentos que lembrem os movimentos que o peixe faz, e à medida que forem desenvolvendo a brincadeira o docente deverá conduzir as ações das crianças através de questionamentos. Por exemplo: Como os peixes nadam? Eles andam como a gente? A partir dos questionamentos e respostas das crianças deixarem que vivenciem aquilo que disseram. As fotos abaixo ilustram o momento.
2º Momento: Colorir online figuras de peixinhos.Jogos online de peixinhos.
Disponível em: http://www.girlsgogames.com.br/jogo/sea-painting.html
http://www.topgameskids.com.br/jogos-view/934-jogo+do+nemo+.html
Avaliação
Avaliar se as crianças:
§ Compreenderam a estrutura do texto música
§ Desenvolveram a linguagem oral e escrita;
§ Dramatizaram e criaram diferentes possibilidades durante os momentos lúdicos;
§ Articularam os movimentos para imitar os peixes;
§ Participaram da atividade com envolvimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário