segunda-feira, 5 de julho de 2010

Trabalhando com hipertexto


Plano de Aula

Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental 2ª Série
Conteúdo: Ética
Tema: Respeito Mútuo
PENSANDO E FALANDO SOBRE A AMIZADE
1ª Atividade: O professor deverá apresentar aos alunos a letra e o vídeo relativos à música "É tão lindo", cantada pela Turma do Balão Mágico em parceria com Roberto Carlos, acessando o sítio: http://vagalume.uol.com.br/a-turma-do-balao-magico/e-tao-lindo.html


É Tão Lindo
A Turma do Balão Mágico
Composição: Al Kasha/Joel Hirschhorn/Edgard Poças
Participação especial: Roberto Carlos




É Tão Lindo
A Turma do Balão Mágico
Composição: Al Kasha/Joel Hirschhorn/Edgard Poças
Participação especial: Roberto Carlos
Se tem bigodes de foca
Nariz de tamanduá
-Parece meio estranho, heim!
-Rum!
Também um bico de pato
E um jeitão de sabiá...
Mas se é amigo
Não precisa mudar
É tão lindo
Deixa assim como está
E eu adoro, adoro
Difícil é a gente explicar
Que é tão lindo...
Se tem bigodes de foca
Nariz de tamanduá
-E orelhas de camelo, né tio?
-É!
Mas se é amigo de fato
A gente deixa como ele está...
É tão lindo!
Não precisa mudar
É tão lindo!
É tão bom se gostar
E eu adoro!
É claro!
Bom mesmo é a gente encontrar
Um bom amigo...
São os sonhos verdadeiros
Quando existe amor
Somos grandes companheiros
Os três mosqueteiros
Como eu vi no filme...
É tão lindo!
Não precisa mudar
É tão lindo!
Deixa assim como está
E eu adoro e agora
Eu quero poder lhe falar
Dessa amizade que nasceu
Você e eu!
Nós e você!
Vocês e eu!
E é tão lindo!...
-Tio!
-Heim!
-É legal ter um amigo, né?
-É maravilhoso
Mesmo que ele tenha
Bigodes de foca
E até um nariz de tamanduá
-E orelhas de camelo tio, lembra?
-Orelhas de camelo?
-É tio!
-É mesmo, orelhas de camelo!
Mas é um amigo, não é?
-É!
-Então não se deve mudar!

Ao final da música, o professor poderá problematizar com as seguintes perguntas: Vocês acham legal ter amigos? Vocês concordam que não se deve querer mudar um amigo? Vocês respeitam e aceitam o jeito diferente de ser dos seus amigos?

2ª ATIVIDADE: Dando continuidade, o professor apresentará o vídeo “Amizade (Cascão e Cebolinha), disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=MMV0d7vOFck


Após assistir ao vídeo, o professor deverá abrir espaço para que os alunos comentem sobre aspectos relacionados à amizade entre o Cascão e o Cebolinha. Em seguida, o professor poderá fazer as seguintes questões: Vocês também têm um amigo inseparável? O que vocês costumam fazer juntos? Vocês têm algo em comum? Ser amigo é fazer e dizer só o que o outro quer?

Um comentário:

  1. Milene. Muito lindo seu blog. Continue com esse trabalho que lhe será muito útil no momento do repasse em seu município. Sucesso!

    ResponderExcluir